← Voltar Publicado em

Aumento da produtividade com irrigação é tema de reportagem

Os sistemas de irrigações nas lavouras hervalenses foram tema de uma reportagem televisiva nessa terça-feira (02). A gravação na propriedade da família Antunes, no Assentamento São Vergílio, foi acompanhada pelo Secretário de Agricultura Valmir Miliorança e o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Charles Pauli.

A estiagem no município de Herval é um problema recorrente há vários anos, principalmente no verão. Esse ano, segundo dados da Emater, nos últimos 60 dias choveu na cidade aproximadamente 27 mm – para as lavouras esse número corresponde a 0,5 mm de chuva por dia. “Um número bastante baixo, 10 vezes menor do que a necessidade da cultura, que causa prejuízo para os agricultores”, ressaltou Charles. Por isso, nesses períodos sem chuvas, o sistema de irrigação pode salvar as lavouras de plantação.

O agricultor Ronei Antunes possui uma área plantada com milho de 2,7 hectares. Nessa safra, Ronei plantou aproximadamente 83 mil plantas por hectare, em novembro de 2018. Após 120 dias de cultivo, o produtor já sente a diferença que a irrigação proporcionou, pois o sistema tranquiliza os agricultores. “A irrigação trás segurança. Antes dependíamos do tempo, agora temos a certeza que tudo foi plantado, será colhido”, contou Ronei.

O município de Herval foi contemplado em 2018 com 10 projetos de irrigação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) via Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper). Na lavoura do seu Ronei, o sistema escolhido foi a irrigação por aspersão, com a tubulação subterrânea. Esse modelo de sistema possui vida útil de 30 anos.

O projeto de irrigação está interligado com o programa de açudagem da Secretaria de Desenvolvimento Rural. Segundo dados da Secretaria Municipal e da Emater, desde 2008, mais de 300 famílias foram contempladas com açudes em suas propriedades. O sistema de irrigação utiliza a água dos micros açudes como reservatório e fonte para irrigar a lavoura.

O Secretário de Agropecuária, Valmir Miliorança, contou que busca sempre parcerias em projetos de políticas públicas que invistam em pequenas propriedades, como o Consórcio Público do Extremo Sul (Copes) que disponibiliza máquinas necessárias para a implantação de projetos.

Através do Conselho Municipal de Desenvolvimento, realizado com as 22 Associações de localidades do interior, foram escolhidas as famílias beneficiadas desse Projeto de Sistemas de Irrigação. A família Antunes teve seu nome aprovado após avaliação técnica do potencial produtivo da propriedade. “O nosso Conselho é muito forte e atuante hoje, a maior parte das localidades do interior do município estão representadas pelas Associações”, ressaltou o Secretário Valmir Miliorança.

A irrigação beneficia os produtores, que obtêm diminuição dos gastos e aumento na produtividade. “Tudo indica que a minha primeira safra irrigada vai trazer mais lucro”, comemorou Ronei. A média de colheita do município em plantação de milho é de cerca de 50 sacos por hectare. Segundo o produtor, sem o sistema de irrigação nesta mesma área, produzia no máximo 100 sacos de milho por hectare. Neste ano ele acredita que o rendimento será superior, cerca de 250 sacos por hectare com 60 kg cada.

Segundo o produtor, após a colheita do milho será semeado azevém para o rebanho de ovinos. Seu Ronei possui atualmente 130 cabeças de ovelha na propriedade e a irrigação também será utilizada para a pastagem. Outras produções também são cultivadas pelo produtor como batata doce, feijão e hortaliças, que serve também para o consumo familiar, o que diminui o custo de vida e aumenta o lucro.

Entenda mais: Na irrigação sob pressão a água é conduzida desde a fonte de abastecimento até a área cultivada através de condutos forçados e é distribuída às plantas mediante dispositivos especiais de maneira igualitária, para que nenhuma planta fique sem abastecimento. O sistema implantado na propriedade da família Antunes conta com 70 asperçores e cada um atinge uma distância de até 15 metros. A demanda de irrigação é conforme a necessidade da produção, para o milho é necessário a irrigação de 5 mm por dia.

A reportagem foi realizada pelo setor de comunicação da Emater e será vinculada nos programas ‘Rio Grande Rural’, ‘Terra Sul’ e ‘TV Emater’, ainda não há previsão da divulgação.